25 fevereiro 2014

Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos (1922)


 Título: Häxan (Original)
Häxan: Witchcraft Through the Ages (EUA)
Dirigido por: Benjamin Christensen
Duração: 104 minutos
País de origem: Suécia
Legenda: Português



Bruxas, feitiçaria e demonologia tem servido como base para contos de horror desde o começo da civilização antiga.
Idealizado pelo cineasta dinamarquês Benjamin Christensen em 1919, Haxan foi um esforço meticulosamente trabalhada que levou três anos para estar realizado completamente. Elementos de um documentário combinando com ficção, o filme é uma análise dos diversos males que afligem a humanidade, a intolerância religiosa.



"O filme é narrado em primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese, assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”. Torturas, possessões e rituais de Sabá são aqui dramatizados numa narrativa de docudrama, ilustrando uma série de analogias entre o mundo moderno e o período da Inquisição. "

Deve-se notar que Christensen especialmente parece estar ciente de como o mal e o abuso de poder tem vitimado principalmente as mulheres. Isto é verdadeiro quando  a mulher é acusada de ser uma bruxa por simplesmente ser jovem, bonita e tentadora à um monge piedoso, que é incapaz de controlar a si mesmo.

Embora não seja para ser uma alegoria, ele serve como um lembrete de pesadelo que o mal muitas vezes vem de dentro, não de fora. A humanidade sempre vai encontrar uma maneira de separar-se e encontrar bodes expiratórios, se não feitiçaria, em seguida, o comunismo, o judaísmo, ou mesmo sexualidade alternativa. 

É um excelente pacote para um excelente filme, como Häxan se destaca como um dos melhores filmes sobre não só a feitiçaria , mas também a ignorância e a crueldade da própria humanidade. Essencial!




Nenhum comentário:

Postar um comentário